De 10 vezes em que sou chamada, 6 são para pedir uma luz em abstinência de ideias, 2 pra conselho de moda e 2 pra pedir dinheiro. E das seis vezes que me pedem ideias, geralmente querem que eu ajude com alguma arte. Preciso de uma ilustração, uma estampa, um logotipo! Qual é a fórmula da criação? Os passos?
Não tem nenhuma fórmula exata além de ter um bom olho para tipografia (fontes), diagramação e ilustração. Mas o legal é que os logos tem caminhado para um lado mais simples e minimalista (olha só!). Mas separei nove dicas para ajudar você a criar sua própria fórmula! Vamos ver?
1. Decida o tipo de logo! É um desenho? Uma fonte? Os dois? Quer que tenha um fundo?
2. Fuja da fobia do espaço vago! Temos mania de querer preencher cada pedacinho em branco que vemos. Lembre-se de que menos é mais e minimalismo está um sucesso atualmente. Um dos livros de design que estou lendo tem um capítulo sobre isso. Resenho para vocês ainda esse mês, espero.
3. Pesquise sobre as técnicas para escolher quais vai usar. Isso implica em duas fases:
•Procurar inspiração. Sugiro que monte seu painel de inspiração. Pinterest é uma boa ideia. Observe bem o que tem de diferente nos favoritos.
•Faça combinações entre as técnicas que você gostou.
Exemplos: Efeito carimbo/falho, folha dobrada, alternâncias de linhas diferentes, ambigramia (mesmo efeito visto de cabeça pra baixo), formas e relações geométricas (o do blog!), círculo, marca branca em fundo colorido...
4. Monte a paleta de cores, se necessário. Em geral, só se usa o logotipo em um fundo colorido sendo ele branco, ou ele preto, ou de uma única cor. Mas na verdade varia muito sobre onde ele vai se encaixar., e o que fica fixo é só o modelo mesmo. Se vai estar estampado em uma caneca branca, por exemplo, são infinitas possibilidades. Mas e se for para colocar em cima de uma foto? Não dá pra deixar em cores muito parecidas com a do fundo, né? E brinque com o jogo do transparente também! Você pode manter algo no meio dele transparente, para coincidir com a cor do fundo (desde que tenha algo o contornando)
5. Relacione conteúdo + imagem. Essa parte costuma ser razoavelmente complicada. O logotipo é para quê? Uma marca de maquiagem? Um blog sobre música? Que tipo de imagens te retomam a esse tema? Para o blog de música, você pode pensar: uma nota musical, um rádio, vitrola, cd, vinil, botão play e pause, encartes de cd, um instrumento, uma linha representando o som... São infinitas possibilidades. Liste-as.
6. Agora, no meio de todas as ideias listadas, selecione as mais persuasivas. Que levem o público a ver e curtir, e a querer conhecer a marca/blog/site. E transforme-as em algo artístico. E simples.
7. Mantenha uma diagramação organizada. Escolha bem o alinhamento, fontes e tamanhos. Monte uma harmonia. Experimente inclinações, inversões e tudo o que tiver direito.
8. Se quiser, coloque um complemento! Uma faixa, uma data, uma frase de ênfase, um desenho. Mas, de novo: sem fazer por impulso. Mantenha o minimalismo.
9. Proporção e relações são tudo. Monte uma relação bacana. Que, inclusive é legal de compartilhar depois!
Essas são as minhas dicas! São ajustes básicos e você muda de acordo com seu gosto e necessidade. E esse guiazinho hipster aqui é ótimo também.
To no meio de um surto sobre a logo do meu blog, hahah, suas dicas me jogaram uma luz. Parabens pelo post :3
ResponderExcluirhttp://pequenamiia.blogspot.com.br/
Fico feliz que tenha ajudado :D
ResponderExcluirAdorei tudo. Seu blog é lindo !! Na fotos desse post http://www.conspirantes.com/2014/03/random-pics-sunday-afternoon.html#comment-form vc mencionou '' cadernos do blog' o q vc coloca nesses '' cadernos'' faz um post.
ResponderExcluirFaço sim! Vou ver se escrevo e fotografo para essa semana. :)
ExcluirUma dúvida, Na capa do facebook do blog tem uma ilustração. Onde vc fez ?
ResponderExcluirTodas em faço no inkscape ^^
ExcluirAmanda, não tem a primeira foto desse post. Onde eu posso fazer. Tipo tem algum download que posso baixar pra fazer isso ? Usar essas fontes q vc mencionou ?
ResponderExcluirComo assim?
Excluir